O setor de serviços cresceu 2,1% no Paraná em novembro de 2021 frente a outubro do mesmo ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados constam da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (13).
Esse é o setor que engloba restaurantes, turismo, academias de ginástica, escolas e transporte, e que teve as atividades plenamente retomadas no ano passado com o avanço da vacinação contra a Covid-19.
Foi o oitavo mês de 2021 com crescimento no volume de serviços, além de fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto. Novembro apontou recuperação depois de duas pequenas baixas em setembro (-0,2%) e outubro (-2,5%).
Em relação a novembro de 2020, ainda duramente impactado pela pandemia, o crescimento foi superior, de 10,7%, nono consecutivo no recorte mensal. O resultado positivo nesse quadro mais amplo aconteceu em quatro das cinco atividades pesquisadas e mostra a diferença entre os cenários sem vacina de 2020 e com vacina e retomada econômica de 2021.
Segundo o levantamento, tiveram evolução o setor de transporte (trens turísticos, transporte de cargas, transporte aéreo, táxi e fretamento), de 20,3%; serviços prestados às famílias (hotéis, restaurantes, parques temáticos, lavanderias, ensino, cabeleireiros e produção de eventos), de 9,7%; serviços profissionais (atividades jurídicas, fotografia, arquitetura, locações não imobiliárias e mão de obra em geral, de limpeza e segurança), de 4,6%; e serviços de informação (operadoras de TV, portais, edição de livros e atividades de rádios), de 2%.