Neste fim de semana, nos dias 23 e 24 de outubro, foi realizado em Pinhais, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação - Cenforpe, um evento para prevenção de situações de violência e abuso sexual de crianças. O Projeto Chá de Bonecas e Encontro de Heróis tem o objetivo de empoderar as crianças, ensinando a distinguir situações que as coloquem em risco.
O Projeto Chá de Bonecas e Encontro de Heróis, foi criado há cinco anos pela escritora Neide Lunas, para atuar com crianças entre 6 e 12 anos. Além do Paraná, o projeto é realizado em outros estados como: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal. Além de ter alcançado países como Peru, Espanha, Suíça e Moçambique, por meio do livro tema do projeto, onde a autora ensina toda a metodologia.
Em Pinhais e região, o projeto é coordenado por Gislaine Dias, que explica que o objetivo é ensinar para as crianças como identificar e agir diante de situações de risco, usando a metodologia dos 3 Rs: reconhecer, recusar e relatar. “Temos vivido tempos difíceis, precisamos enfrentar esse mal que tem roubado a inocência e a infância de muitas crianças. Me sinto grata por proporcionar conhecimento e ajuda para as crianças e as famílias. Sei que esse projeto é a minha missão”, relata a coordenadora.
Gislaine explica que em relação ao abuso sexual, o fator primário para prevenção se dá por meio da informação. Além do abuso sexual infantil outros temas compõem o enredo do projeto, como violência doméstica, saúde emocional, bulling, diversidade. “É tudo muito lúdico e por meio da contação de histórias, utilizando recursos visuais, música e dança. Falando uma linguagem de fácil compreensão alcançamos o objetivo de uma forma muito interativa e divertida, pois temos a preocupação de tratar do tema de uma forma leve e sem causar medo na criança”, explica.
“Entendemos que a prevenção é a maior e melhor ferramenta de enfrentamento contra o abuso sexual infantil, por isso precisamos fazer mais, alcançar mais crianças e suas famílias, ensinando as estratégias de forma eficaz para o combate desta violência. Afinal, precisamos chegar primeiro, antes que o abuso aconteça”, finaliza Gislaine.
O projeto foi realizado em duas etapas, com as meninas no Chá de Bonecas e com os meninos no Encontro de Heróis. Com abordagens diferenciadas para os públicos, mas com um ambiente favorável e acolhedor, o tema é repassado de forma tranquila e acaba alcançando o coração das crianças. “É gratificante ter uma ferramenta de trabalho para esse enfrentamento. A gente tem que ensinar as crianças, empoderá-las, porque os pais não tem como ficar com elas 24 horas, então elas ficam vulneráveis. Mas uma criança ensinada, orientada a não aceitar toques indevidos, traz a ela uma atitude de enfrentamento no momento que precisar. O projeto traz um impacto grande na vida das crianças e dos pais também”, relatou Gislaine.
Durante o evento de domingo (24), a Guarda Municipal foi convidada a conversar com as crianças. O Comandante da Guarda Municipal, Dorival Selbach Júnior, juntamente com uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), promoveu uma conversa com objetivo de aproximar os Guardas das crianças e adolescentes, por meio da rede de proteção infantil. No sábado (23), a vice-prefeita Rosa Maria esteve presente representando o executivo municipal.