Na última sexta-feira (8), a Escola Municipal Antonio Alceu Zielonka conquistou o terceiro lugar, na etapa estadual do projeto educacional do Ministério Público do Trabalho, o prêmio MPT na Escola 2021. A premiação foi conquistada na categoria música, pelas alunas Maria Luiza Zanetti e Sofia Santos de Souza, do 4º ano A, sob a coordenação da professora Evelise Gaio Tanajura. Foram 112 trabalhos inscritos, de cerca de 93 escolas do Estado do Paraná.
O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que premia trabalhos de crianças e adolescentes sobre temas relacionados à atuação da instituição. A ação é uma parceria entre o MPT, por meio de sua Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e as Secretarias Municipais de Educação. Em 2011 o projeto foi reconhecido pelo Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho e desde então suas ações ampliaram de maneira significativa e com participação de muitos municípios.
Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a participação no projeto em 2016, com o envolvimento de todas as escolas municipais, com alunos de 4º e 5º anos na etapa municipal, uma vez que este tema é imprescindível na formação integral dos educandos. “A participação no concurso a nível Estadual e Nacional é posta de maneira opcional às nossas escolas, as quais sempre apresentaram grande adesão ao concurso, com o objetivo de compartilhar as grandes práticas pedagógicas que acontecem em nossas unidades escolares”, informou a secretária de Educação, Andrea Franceschini.
O município já foi premiado em diferentes anos e categorias, tanto a nível estadual quanto nacional. Com o resultado deste ano, a Escola Municipal Antonio Alceu Zielonka, que fica no bairro Atuba, receberá o valor de R$ 5 mil para investimento na unidade escolar.
Para conferir o vídeo da música ganhadora do 3º lugar, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=j70tFthZlT0