noticias Seja bem vindo ao nosso site Tribuna Pinhais!

Local

Ajuda humanitária: um dos trabalhos da Defesa Civil de Pinhais

Publicada em 01/06/24 às 12:23h - 71 visualizações

CPMP


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ajuda humanitária: um dos trabalhos da Defesa Civil de Pinhais  Compartilhar a noticia Ajuda humanitária: um dos trabalhos da Defesa Civil de Pinhais  Compartilhar a noticia Ajuda humanitária: um dos trabalhos da Defesa Civil de Pinhais

Link da Notícia:

Ajuda humanitária: um dos trabalhos da Defesa Civil de Pinhais
 (Foto: CPMP)

Mundialmente, “Defesa Civil” ou “Proteção e Defesa Civil” é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os acidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.


No Brasil, as ações de Proteção e Defesa Civil são desenvolvidas no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), constituído pelos órgãos e entidades da administração pública federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios e pelas entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de Proteção e Defesa Civil.


Em Pinhais, os agentes atuam na Proteção e Defesa Civil e também como brigadistas municipais. As funções instituem a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pinhais no cumprimento completo do ciclo defensivo, previsto pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil: prevenção, preparação, resposta e reconstrução.

Bombeiros comunitários


Com o Decreto Estadual 6.072/2006, Pinhais instituiu o programa Bombeiro Comunitário, por meio da Lei Municipal 1.089/2010. A prefeitura então fez um chamamento em todas as secretarias e, em 2010, a Defesa Civil foi composta por 12 servidores que tiveram um treinamento realizado pelo Corpo de Bombeiros.


Foi justamente nesse período de treinamento dos agentes de Proteção e Defesa Civil de Pinhais no Corpo de Bombeiros, que, em 2010, a cidade sofreu uma inundação que afetou aproximadamente 18.150 pessoas. Formados, os servidores conseguiram dar uma resposta satisfatória ao desastre. Apesar de tantas pessoas terem sido afetadas, foi possível dar um retorno imediato à população.


“A partir dessa situação, eles tiveram muita experiência, inclusive com uso de caminhão de resgate a incêndio, Siate e tudo o mais, então, treinamento prático e atendimento de ocorrências estiveram sempre muito juntos. Dessa forma, as respostas eram satisfatórias aos desastres, graças aos 12 agentes que trabalhavam em uma escala de 24 horas, no barco, no caminhão de Bombeiros, na chuva, inclusive ficavam lá às vezes horas e horas, noites em claro trabalhando”, conta Vieira. “Desses 12 agentes, temos 5 na equipe atual: o Newton, o Esquitini, o Gustavo, a Janaína e o Rogério. São os guerreiros que ainda estão aqui”, elenca.


Brigadistas


Com a criação do Corpo de Bombeiros de Pinhais em 2013, os agentes municipais passaram a ter como foco a prevenção de desastres. Assim, ajudaram a criar as brigadas escolares, com simulados de abandono, em parceria com o Corpo de Bombeiros.


A Defesa Civil de Pinhais também realizou de forma direta duas formações de brigadistas, em 2019 e em 2023-2024. Esta última teve a formação de 135 brigadistas orgânicos, pertencentes a todas as Secretarias do município. Sérgio Vieira conta ainda que a brigada de emergência é um trabalho de prevenção, com a participação de agentes em diversos eventos da prefeitura, onde a Defesa Civil atua de modo preventivo.


Acumulando todo esse conhecimento, Pinhais conta com brigadistas profissionais e brigadistas orgânicos. Os primeiros são formados em cursos de longa duração. Os brigadistas orgânicos são aqueles que trabalham em uma outra função, mas conseguem atuar em situações de emergência - uma referência em segurança que cada secretaria tem, para fazer uma ação de  combate a princípio de incêndio, um atendimento de primeiros socorros, ou outra situação. 


Já os agentes de Defesa Civil estão todos os dias nessa missão, sempre atuando como brigadistas. “Nem sempre tem ocorrência, mas eles estão sempre prontos. Então o nosso objetivo é continuar formando mais servidores brigadistas, para ter um município mais protegido e mais amparado”, reforça Vieira.


Linhas de atuação na comunidade


  • Ajuda humanitária, com provimento de lonas e telhas a famílias em vulnerabilidade social que tenham passado por destelhamento de suas residências;

 

  • Atendimento pré-hospitalar em acidentes em via pública, parques e praças;


  • Desastres ambientais, que podem envolver corte e remoção de galhos e árvores, queima de entulho, riscos ao meio ambiente, edificações e incêndios; 


  • Além disso, o efetivo também é responsável por fazer a articulação com outros órgãos para o atendimento a emergências envolvendo animais silvestres. 


Desde 2020, todas as ocorrências atendidas pela Defesa Civil são inseridas no mesmo sistema da Guarda Municipal, com foto e descrição dos casos, proporcionando o monitoramento de todo o trabalho, além do apoio no monitoramento dos rios, através das câmeras integradas na Central de Monitoramento da Guarda Municipal.


Serviço


Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone (41) 3912-5153. De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 8h às 17h, pelo contato: (41) 99222-2981. Endereço: Parque das Águas – Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 +55 41 98800-1968

Copyright (c) 2024 - Tribuna Pinhais