Foi lançado neste mês o catálogo de fotografias “Assim é Pinhais”, do fotógrafo Carlos Renato Fernandes. O projeto teve exposição virtual e agora ganha o livro impresso em cores, disponível para consulta e empréstimo na Biblioteca Municipal de Pinhais. O artista esteve nesta segunda-feira (28) na Prefeitura de Pinhais para apresentar o trabalho à prefeita Rosa Maria.
Sob a curadoria de Marcos Oliver, a obra compila diversas visões do artista sobre a cidade, com imagens históricas, urbanas, turísticas e de belezas naturais do município. A pesquisa e seleção de fotos históricas foi realizada pelo historiador Anderson Hoch Martins.
Clique Para Download |
Estação Ferroviária inaugurada no final do século XIX (Foto: Autor desconhecido)
|
Em parceria com a Prefeitura de Pinhais, com direção de produção de Tatjane Garcia e produção executiva de Elaine Biss, o projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado de Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, e realizado com o incentivo da Copel.
O catálogo traz registros de locais importantes do município, por sua historicidade e beleza natural, como a Estrada Ecológica, Represa do Rio Iraí, Parque das Águas, entre outros ambientes e prédios relevantes, como a igreja Nossa Senhora da Boa Esperança e a Estação Ferroviária.
Clique Para Download |
(Foto: Rafael Pto/PMP)
|
Carlos Renato Fernandes é ganhador de concursos de fotografia e autor dos livros de arte fotográfica: “O Paraná”, “Ferrovia Paranaguá”, “Floresta Atlântica -- Reserva da Biosfera”, “Curitiba Brasil -- 2017”, Água -- alma das paisagens”, “Parque Nacional do Iguaçu Patrimônio Natural da Humanidade 2011”. Com a obra “Assim é Pinhais”, ele prevê o fortalecimento na população do orgulho de suas origens, “tão rica quanto à generosa natureza deste que é o menor município -- em território -- do Estado do Paraná”.
“Eu tive uma honra muito grande de ter sido convidado para fazer o livro de Pinhais, porque toda a vida gostei muito desta região, inclusive o Parque das Águas que ficou muito bonito, então Pinhais é uma referência para todo o Estado e todo o Brasil, porque é muito bem administrada. São fotografias que vão ficar para a história. No futuro, as pessoas verão como era Pinhais nesta época, tanto que o nome do livro é ‘Assim é Pinhais’. Procurei as melhores luzes, os melhores momentos para poder fazer as fotografias de pontos importantes da cidade”, comenta o artista.
Oficina
O projeto ainda promoveu a Oficina de Fotografia Mobile, com utilização de celular, para alunos do Ceebja Zilda Arns Neumann, em Pinhais. A atividade foi ministrada por Theo Marques durante o mês de março deste ano.
Serviço
Catálogo fotográfico “Assim é Pinhais”
Disponível na Biblioteca Pública Municipal
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann - Rua 22 de Abril, 305, Centro.
Telefone/WhatsApp: (41) 992549033