Na manhã da última terça-feira (30), a Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou no auditório do Centro da Juventude, reunião com as famílias selecionadas para receber o benefício de apoio temporário às famílias vítimas da Covid-19, prioritário às famílias de crianças e adolescentes assistidos pela pasta.
No ano passado, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA), repassou a alguns municípios do Paraná recurso emergencial para atender famílias de crianças e adolescentes que sofreram perdas parentais pela Covid-19. Pinhais optou em ofertar o benefício por meio de transferência de renda e criou a lei municipal nº2524/2021.
Com a medida, a Semas verificou em lista encaminhada pela Secretaria de Saúde, quais óbitos tinham na sua composição familiar crianças/adolescentes, renda familiar de meio salário mínimo per capita, se o membro vítima da Covid 19 era arrimo ou participava da renda e do sustento da família; e se a família já tinha atendimento na Assistência Social.
As famílias foram identificadas e passaram pela avaliação técnica dos profissionais do CRAS, foram visitadas e confirmadas. O auxílio financeiro temporário será no valor de R $600, pago em 12 parcelas, sendo a primeira neste mês de setembro. Além disso, as famílias serão acompanhadas durante este período de um ano.
O encontro foi um momento de acolhimento, dar orientações e informações sobre o benefício. Estiveram presentes a prefeita Rosa Maria, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Giseli Filius, os coordenadores dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social).