Mesmo com o frio registrado no último final de semana em Pinhais, os moradores e visitantes de outras cidades foram conhecer ou revisitar a Feira Agroecológica, montada no Parque das Águas. Diversos produtos da agricultura familiar, incluindo alimentos orgânicos, artesanatos e até livros, estiveram na exposição do último sábado (20). Além dos munícipes, a prefeita Rosa Maria e o vereador Fabrício Souza também passaram para conferir. Esta foi a segunda edição da feira que é montada sempre na segunda quinta e terceiro sábado de cada mês, sendo a de meio de semana ao lado do Terminal Metropolitano de Pinhais.
Durante a manhã, já no início, a feira recebeu visitas da comunidade local e de outras regiões. “A população realmente esperava por um projeto desse, é um projeto que vem dando certo, hoje estamos com 10 barracas, então a população está vindo visitar, e realmente nos surpreendeu no dia de hoje que, mesmo com frio, as pessoas vieram”, destacou o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento, Jorge Ricardo de Oliveira.
A prefeita Rosa Maria reforçou a consolidação deste tipo de comércio na cidade. “Houve a participação bem significativa da comunidade, por se tratar de alimentação saudável, orgânica, segurança alimentar, sustentabilidade, então vejo que é uma prática que vai se confirmando no nosso município. Fiquei bem feliz com a participação das pessoas e com a disposição dos feirantes, mesmo com o frio, de estarem ali expondo seus produtos com carinho e respeito à população”, comentou.
Além dos tradicionais alimentos orgânicos, produzidos pelos agricultores familiares, a feira traz artesanatos e livros, produtos que também se somam ao conceito de sustentabilidade. A equipe da editora Bugio oferta em sua barraca os livros produzidos inteiramente em Pinhais. “O conceito de literatura é orgânico porque é produzida por nós mesmos aqui de Pinhais, inclusive é a primeira e talvez a única editora da região neste sentido, os autores são daqui, as histórias das HQs [Histórias em Quadrinhos], por exemplo, são ambientadas muito em Pinhais também, a edição é feita aqui, a revisão, capas, diagramação, editoração, ilustrações, toda a finalização é feita aqui, somente a impressão que é feita em São Paulo”, explica o autor e feirante Rafael Pires de Mello.
Expondo uma série de peças de decoração e produtos de cuidado pessoal, a feirante Marcela Lopes também exaltou a iniciativa. “Eu acho muito especial esse movimento de poder disponibilizar esses produtos que não são convencionais, que você não vai encontrar nas farmácias, nos mercados, e o que eu venho apresentando aqui são os biocosméticos, com insumos naturais e grande parte orgânicos, e junto com isso trago também o artesanato botânico”, descreve.
Serviço
A Feira Agroecológica de Pinhais é promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com funcionamento toda segunda quinta-feira de cada mês, das 14h às 19h, na Rua América do Sul (ao lado do Terminal Metropolitano de Pinhais) e aos terceiros sábados no Parque das Águas, das 10h às 16h.
Mais informações com o Departamento de Agricultura e Abastecimento, pelo telefone (41) 99268-0724.