Mais Pinhais, na sede da Secretaria de Educação de Pinhais. A aula inaugural contou com a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação, Andrea Franceschini, do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins, e do professor Michel Sinclair, representando a empresa que administra o curso em 2022. O Mais Pinhais é oferecido gratuitamente a moradores do município, por meio das equipes da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Econômico, em parceria com empresas vencedoras do processo licitatório.
Para garantir uma das 120 vagas, os alunos se inscreveram por meio do site da prefeitura, onde foi disponibilizado o conteúdo da prova online e todo o cronograma do curso que, neste ano, será em formato super intensivo. Antes da primeira aula, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, desejou sucesso a todos os alunos. “Aproveitem muito essa oportunidade de estarem aqui, em um espaço adequado, com acessibilidade, com tela interativa, com professores capacitados. Não é fácil, mas quando a gente tem força de vontade, coragem, dedicação, conseguimos atingir objetivos”, afirmou.
A importância do cursinho gratuito foi destacado por José Martins, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. “Teve um período que tinha muito cursinho para a Federal, e a gente via que os jovens que não podiam pagar, sempre ficavam em cursos de menor apelo no mercado ou muitas vezes não conseguiam acessar as universidades públicas, somente as privadas, tendo que pagar, e uma das propostas que apresentamos lá em 2008 foi o cursinho pré-vestibular. Então, o cursinho tem um significado bonito na nossa vida, porque é uma forma da gente trazer para a juventude uma oportunidade”, finalizou.
O professor Michel Sinclair enfatizou o tratamento dado pela Prefeitura de Pinhais ao cursinho. “Somos uma empresa que trabalha com vários outros municípios e só em Pinhais existe uma lei onde o curso acontece todos os anos, rigorosamente, então a estrutura que nós temos aqui é a melhor que possuímos. Desta sala já saíram advogados, professores, médicos, e não vai ser diferente essa história com vocês. Vai de vocês começarem a plantar a sementinha a partir de hoje”, reforçou.
Clique Para Download |
(Foto: Yuri Martinez/PMP)
|
A prefeita Rosa Maria lembrou do início do projeto, que hoje é uma política pública permanente. “Nós fazíamos um trabalho voluntário, porque queríamos que os nossos alunos conseguissem alcançar a vaga na universidade, haja vista que era mais inacessível ainda naquela época. Hoje é lei, uma política pública para nossa juventude, porque oportuniza vocês a terem uma mudança de vida, a terem acesso à universidade. Este é um espaço que foi pensado para o cursinho pré-vestibular, fazemos com muito carinho e queremos que vocês sejam persistentes, tenham essa determinação para ir até o final. Façam o melhor e o melhor acontecerá”, completou.
Clique Para Download |
(Foto: Yuri Martinez/PMP)
|
Para marcar o início das atividades, as autoridades prestaram homenagem à aluna Kerolaine Zamprogna Malaquias, que passou em primeiro lugar no processo seletivo para o cursinho. A vestibulanda de 17 anos ainda decide entre Artes Cênicas ou Direito, e acredita estar perto de realizar o sonho da graduação. “Muitas pessoas acabam desistindo de seus sonhos por não terem condições financeiras para bancá-los, e os projetos gratuitos vêm como uma luz no fim do túnel, nos dando esperança para jamais desistir. Já na primeira aula consegui observar que temos à nossa disposição professores experientes, o material didático disponibilizado também está muito completo, o que faz com que eu acredite cada vez mais que estou um passo mais perto de conquistar a vaga na Federal, afinal, esse é o objetivo”, declarou.
Promovido desde 2009 e tendo se transformado em lei municipal a partir de 2016, o Cursinho Pré-Vestibular Mais Pinhais já aprovou mais de 90 estudantes no vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná) -- desde o início do levantamento, em 2017, além das aprovações em outras instituições de ensino. Candidatos que não conseguiram a vaga na primeira chamada de 2022, podem acompanhar as eventuais chamadas extras no site da prefeitura.