No dia 7 de julho, quinta-feira, o Cenforpe -- Centro de Formação dos Profissionais de Educação recebeu centenas de alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino de Pinhais, para a formatura do Proerd -- Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, ministrado pela Polícia Militar. O evento teve a participação da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação, Andrea Franceschini, o vereador Fabrício Souza, professores e diretores das escolas José Brunetti Gugelmin, Severino Massignan, Chafic Smaka e Lírio Jacomel, e as famílias dos alunos formandos.
A proposta de desenvolvimento do programa no município é atender 100% dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, contemplando as 21 escolas durante o ano letivo. O cronograma para atendimento às escolas é elaborado pelo policial responsável do Proerd e contempla 10 aulas, sendo uma por semana, com duração de 1 hora.
Clique Para Download |
(Foto: Roberto Dziura Jr./PMP)
|
O 3º Sargento Rogério F. Dias, um dos policiais responsáveis pelo Proerd em Pinhais, reforçou a importância dos pais para a formação das crianças. “Estamos aqui para colaborar com a formação dos seus filhos, mas deixando bem claro, que essas jóias preciosas são suas responsabilidades, e merecem todo o amor de vocês. Nossas famílias, principalmente nossos filhos, não tenham medo de falar o quanto vocês amam eles, é isso que todos nós esperamos de vocês”, declarou.
A secretária Andrea Franceschini enfatizou com os alunos os aprendizados durante o curso. “A PM, juntamente com as professoras e as diretoras, oportunizaram a vocês terem esse conhecimento fundamental, a escola é esse espaço de, além do português, da matemática, trazer conhecimentos para a vida de vocês e eu espero que usem muito esse conhecimento porque alguém pode chegar um dia próximo de você e oferecer alguma coisa que não é legal, e aí vamos dizer não”, completou.