Em 2003, foi instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.
Assim, as campanhas realizadas durante o mês de abril têm como objetivo sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela OIT em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões por ano somente no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
O que é adoecimento ocupacional?
Qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho é um adoecimento ocupacional. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.
Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador de Pinhais
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza análises da situação de saúde da população trabalhadora na região de Pinhais, através de levantamentos, monitoramentos de risco à saúde dos trabalhadores e de populações expostas, acompanhamento e registro de casos, inquéritos epidemiológicos e estudos da situação de saúde a partir do território; identificação das situações de maior gravidade, lacunas e prioridades para o planejamento das intervenções; observação direta do processo de trabalho, visando intervir para a redução dos riscos à saúde dos trabalhadores.
Atualmente realiza vistorias em empresas com foco na identificação de riscos e análise dos postos de trabalho; investigação de acidentes de trabalho ocorridos no município, atendendo a reclamações e denúncias; também realiza vistorias em obras, com foco em medidas de prevenção e cuidado à saúde dos trabalhadores.
Em virtude do Abril Verde, a Semsa recomenda a toda a população, em especial os trabalhadores do município, vídeo orientativo sobre prevenção a acidentes de trabalho. Confira também mais informações sobre a Campanha, lançada em 2013 no Brasil.