A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, sancionou nesta quinta-feira (31) a nova lei que concede reajuste e aumento real nos salários dos educadores infantis do município. A medida do executivo atende parte da categoria que recebia abaixo do piso e agora passa a contar com R$ 3.845,63 de salário, no primeiro nível da carreira do magistério.
A lei nº 2587 de 2022, que trata do aumento real, aplicará o percentual de 8,67% aos ocupantes do cargo de educador infantil do Município de Pinhais, a ser aplicado sobre as tabelas de cargos e salários vigentes, constantes do anexo III da Lei nº 1.063/2009, na forma do Anexo Único da Lei. As despesas decorrentes do reajuste serão arcadas com recursos próprios do orçamento do Município, dentro dos limites previstos na Lei Complementar nº 101/2000.
O reajuste aos educadores virá somado à reposição de 10,54% implementada pelo executivo a todo o quadro geral de funcionários, a ser paga na folha de abril deste ano. Neste primeiro pagamento do ganho de 8,67% destinado ao magistério, a parcela de educadores infantis que ainda não recebiam o piso da categoria serão contemplados com valores retroativos a janeiro de 2022.
Cabe acrescentar o ganho real de 5,3% que pôde ser implementado em janeiro deste ano pelo executivo, e a aplicação de 1% sobre o vencimento relacionado ao Anuênio -- direito observado com a volta do Adicional por Tempo de Serviço nas carreiras do funcionalismo público municipal.