Começou no último domingo (20), o projeto Esporte na Praça, no bairro Maria Antonieta, em Pinhais. Promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o projeto levará atividades esportivas, recreativas e culturais aos moradores, uma vez ao mês, em um bairro diferente do município. Crianças, jovens e idosos que passaram pela praça, no dia do aniversário da cidade, puderam participar das brincadeiras, jogos e outras atividades lúdicas. Estiveram presentes a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o secretário municipal de cultura, esporte e lazer Bruno Sitima, o secretário de governo Ricardo Pinheiro, além dos vereadores Marcinho - presidente da Câmara, Fabrício Souza e Filho, e o deputado federal Luizão Goulart.
Parte do plano de governo firmado pela Prefeitura, o Esporte na Praça tem o objetivo de levar as atividades desenvolvidas pela Semel (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer) a todas as comunidades. “A gente faz nas praças justamente para levar para aquelas pessoas que não têm acesso às atividades, que não tem o ginásio perto, não tem a possibilidade de fazer um lazer no final de semana. E quem tiver o interesse de fazer as atividades da Semel em nossos ginásios, quadras, campos, podem fazer a matrícula e virem participar com a gente também, regularmente”, informa o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima.
Além das brincadeiras e jogos convencionais, Sitima também pontua a importância dos brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, presentes no projeto. “Aqui no Maria Antonieta, por exemplo, tem a quadra de futebol, a quadra de areia, então trouxemos os brinquedos infláveis para as crianças menores, tem a pintura facial e tem os brinquedos para pessoas com deficiência, que é outro projeto, o Parquinho Inclusivo. A gente leva em todos os espaços e comunidades, para aquelas pessoas que não têm condições de fazer as atividades nos brinquedos ‘normais’, os brinquedos adaptados”, completa.
Ponto de encontro de gerações, a praça do Maria Antonieta foi destino de pessoas que moram na região há muito tempo. Como o caso da Dona Zeni, aposentada que também faz aniversário no mesmo dia de Pinhais. Com uma programação diferente no bairro, a aniversariante do dia teve grata surpresa. “Isso aqui é maravilhoso, é um meio de juntar as pessoas, que depois da pandemia, se afastaram muito. Isso aqui é bom porque os amigos se reencontram”, comemorou.
Outra moradora de longa data do bairro, a Sandra Mara Pinheiro estava com os sobrinhos Vitor Hugo e Marco Antônio. Ela mora há mais de 50 anos na região, pertinho da Praça, na rua Antônio Andrade, então ficou fácil levar os meninos para brincar de super heróis. “Estou muito feliz, porque tanto para os adultos quanto para as crianças, é um momento bacana, de atividade esportiva e bastante recreação, para que venhamos a comemorar esse aniversário de Pinhais”, comentou.
A prefeita Marli Paulino ressaltou que o projeto é uma ação prevista no plano de governo. “Assim como a Rua da Cultura, que já começou a ser implantada, o Esporte na Praça tem o objetivo de aproximar da comunidade essas atividades que a Prefeitura oferece. Como acontecem sempre em uma região diferente dão essa possibilidade de ampliar o acesso. E hoje é ainda mais especial por ser o dia do aniversário de Pinhais”, enfatizou.
A vice-prefeita Rosa Maria destacou o compromisso da Prefeitura com a realização de eventos como este. “Nós entendemos que o esporte, a cultura e o lazer, precisam fazer parte do dia a dia da comunidade e, como os equipamentos nem sempre estão muitos próximos a cada comunidade, a ideia é dar essa acessibilidade, fazer essa integração e as pessoas entenderem a importância disso no dia a dia do seu filho, da pessoa adulta, porque nós entendemos que isso faz parte do desenvolvimento humano de cada pessoa. Então esse é um processo que queremos fortalecer cada dia mais, porque isso descobre e potencializa talentos e é uma prevenção à violência, uma valorização da autoestima da pessoa”, ressaltou.