Os números referentes aos acidentes de trânsito infelizmente são preocupantes. O Brasil, por exemplo, é um dos países que possuem altos índices de acidentes, ocupando a quinta posição mundial.
E se os dados por si só já impressionam, agora também estamos vendo casos de intolerância e violência. Recentemente, no final do mês de outubro, um motorista que dirigia um ônibus no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, após fechar uma moto em um cruzamento, se desentendeu com o motoboy, após ele tirar uma foto da placa do veículo. Revoltado, o motorista tentou jogar o ônibus em cima do motociclista, que ainda conseguiu filmar a ação. Apesar do susto, nada aconteceu, porém o desfecho desta briga de trânsito acabou sendo resolvido na Delegacia de Polícia Civil.
Para evitar estas situações é preciso que todos respeitem as leis e tenham uma boa conduta, diz o secretário interino de Segurança e Trânsito de Pinhais, Ricardo Pinheiro. “É comum acontecerem desentendimentos envolvendo motoristas, motociclistas e pedestres nas vias públicas, contudo, é preciso que todos garantam uma boa convivência, agindo com consciência e respeito, e claro, seguindo as leis de trânsito, assim se contribuirá para a redução de acidentes que acarretam em milhares de vidas anualmente”, afirmou o secretário.
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) dá algumas orientações e recomendações para uma boa conduta no trânsito. Acompanhe e siga estas importantes dicas:
· Dirija respeitando o limite de velocidade da via;
· Respeite a sinalização;
· Motorista e passageiros devem sempre usar o cinto de segurança;
· Não utilize o celular se estiver caminhando ou dirigindo,
· Procure ser gentil e paciente;
· Reduza a velocidade perto de cruzamentos,
· Se for fazer uma conversão, ligue a seta para indicar a direção;
· Não feche o cruzamento e mantenha uma distância segura do veículo que está a sua frente;
· O pedestre deve sempre atravessar a rua na faixa de pedestres;
· Se for descer de um veículo, espere que o automóvel pare totalmente para desembarcar;
· Respeite o pedestre e veículos menores;
· Use a buzina com moderação;
· Evite discussões;
· Caso aconteça um conflito ou batida, ligue para a polícia, e se houve dano material, anote a placa do veículo, local, horário, e registre o boletim de ocorrência pela internet.