O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor -, participam da 8ª Expo Motorhome, a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, que teve início nesta quarta-feira (13). O evento conta com 150 expositores do ramo e uma programação diversificada, incluindo palestras, painéis e apresentações, que seguem até o dia 17 de novembro, na Expotrade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
A cerimônia oficial de abertura aconteceu na tarde desta quarta-feira e contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do secretario estadual do Turismo, Márcio Nunes, do diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, e de outras autoridades e convidados.
Para este ano, a expectativa é de que a feira atraia mais de 25 mil visitantes, de pelo menos oito países, e que seja registrado um incremento de 25% no volume de negócios, que deve chegar à casa de R$ 500 milhões movimentados – conforme dados dos organizadores.
Segundo o vice-governador, o setor tem um grande apoio e desataque no Estado. “O Paraná é um dos Estados que mais cresce no turismo, e isso é importante, porque trata-se de um setor benéfico à sociedade. Esse evento é mais um exemplo de como o Paraná consegue promover grandes feiras e atrair muitos visitantes e também grandes investimentos. O Governo do Estado tem uma atenção especial à esse setor, porque entendemos a importância dele ao crescimento estadual”, disse.
Para o secretário estadual do Turismo, a feira destaca o potencial paranaense no segmento. “Esse é um segmento que tem crescido muito no Estado, por conta do grande potencial que temos em estradas e pontos turísticos. Temos que apoiar essas e outras iniciativas, preparando também nossos atrativos para que possam receber esses turistas do segmento de campismo e caravanismo”, disse. “O turismo está 100% na mão do setor privado, cabe ao Estado a organização dessa grande estrutura, que gera emprego, renda e qualidade de vida as pessoas".