O Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz de Pinhais promoveu o 2º Encontro Alusivo ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A ação foi realizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, localizado no bairro Centro.
O evento se configura como um espaço de formação comprometido com a promoção às práticas inclusivas desta parcela da população. Direcionado aos servidores de diversas Secretarias da Prefeitura de Pinhais, a ação tem como intuito dar visibilidade às pessoas LGBTQIA+, garantir seus direitos e demandas nas áreas da saúde, educação, trabalho, cultura, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas e necessárias a este público.
“Procuramos dar visibilidade a estas pessoas e verificar suas necessidades, a garantia de direitos. Sabemos que o acesso a direitos para esta parcela da população é tão difícil na sociedade na qual vivemos por questões históricas, discriminatórias, culturais. Portanto, nós como servidoras e servidores públicos temos esta obrigação de entender estas questões e de atuar nesse contexto, por isso esta temática é tão relevante. Falamos sobre diversos tipos de garantias, de educação, de inserção social, de acesso a uma vida minimamente digna”, ressalta Anadir dos Reis Miranda, representante do Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz.
De acordo com a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, é preciso aguçar o olhar para as questões voltadas ao público LGBTQIA+. “Por meio desses encontros conseguimos maior integração entre as Secretarias Municipais. Temos entendimento de que as políticas públicas devem ser pensadas para atender a todos. Devemos ter em mente as particularidades, temos que pensar em todas as ações, ter sensibilidade para conseguir atender estas demandas”, destaca.
Para a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o respeito e a empatia devem nortear as ações públicas a serem realizadas. “Trabalhamos sempre com o princípio da igualdade, mas nos encontramos em um momento no qual devemos pensar na equidade. Temos trabalhado isso, dando mais atenção a quem precisa de mais atenção. Eu não preciso aceitar a condição do outro, mas devemos sim respeitar a todos, isso é ponto pacífico. Por isso, aproveito para parabenizar a organização desta iniciativa para nos fazer pensar fora da nossa caixinha do dia a dia”, ressalta.
Rosangela Batista da Silva Duarte, secretária de Assistência Social, enaltece a importância de buscar conhecimentos sobre a temática. “O ponto principal sem dúvida é o respeito. O que me preocupa muito é, no nosso país, termos que ter leis para garantir alguns direitos que deveriam ser naturalmente respeitados. Como servidores e gestores públicos, quanto mais informações tivermos, melhor conseguiremos atender a população do município e esse é sem dúvida o nosso papel”, afirma.
Importante destacar que o Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz de Pinhais é formado por representantes de diversos setores: Conselho Municipal de Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal da Educação, vários setores da Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Núcleo Regional de Educação do Estado - Área Metropolitana Norte e Conselho Tutelar de Pinhais.