Neste ano, a Prefeitura de Pinhais foi mais uma vez destaque pelo trabalho realizado no município. Gestores e servidores das variadas secretarias municipais representaram a cidade em premiações e eventos de iniciativa pública e privada como Ministério Público, Ministério da Saúde, Sebrae, Fundação Roberto Marinho e Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Relembre algumas das conquistas e reconhecimentos que noticiamos ao longo do ano.
Pinhais está em 1º lugar no Paraná e em 15º no Brasil, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, no ranking do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. A boa colocação é resultado do trabalho da Estratégia Saúde da Família adotado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na Atenção Primária em Saúde.
Pinhais mantém a liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Região Metropolitana de Curitiba (Área Norte), com 6,2 alcançados na rede municipal de ensino (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental). Os dados referentes a 2021 foram divulgados em setembro de 2022 pelo Ministério da Educação. Além das ações durante a pandemia, o programa de recomposição de aprendizagens, MobilizAção, reforça a retomada das atividades presenciais nas escolas.
Pinhais ficou em 2º lugar na categoria Sustentabilidade na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022.
A classificação para a etapa nacional ocorreu após a conquista do 1º lugar em Sustentabilidade na etapa estadual, em que o município também foi o melhor colocado da Região Metropolitana no pilar Saúde e Bem-Estar, sendo o 2º melhor no Paraná, assim como em Eficiência Fiscal, abaixo apenas da capital. Pinhais ainda garantiu o pódio no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), com a 3ª posição no Estado.
O município recebeu a Certificação de Selo Prata de Boas Práticas Rumo à da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo Prata de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. O comunicado oficial do Ministério da Saúde foi recebido após a visita técnica da Comissão Nacional de Validação (CNV) realizada em setembro. As medidas oficiais refletem a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento da criança, reconhecendo o processo de trabalho nas áreas atendidas e por todos os técnicos e gestores envolvidos.
Homologação do Sistema de Gestão da Qualidade da Vigilância Sanitária
Com a homologação, a Visa (Vigilância Sanitária) tem a competência para realizar ações de controle sanitário nas empresas fabricantes dessa classe de produtos, como componentes e implantes odontológicos; dispositivos médicos implantáveis sob medida; fabricantes de produtos para diagnóstico de uso in vitro; compressor cardíaco; ácido hialurônico injetável, dentre outros conferindo um atendimento mais ágil para as empresas destes ramos.
Pinhais está em primeiro lugar no ranking de municípios mais ágeis na primeira etapa para abertura de empresas no país. Em apenas 20 minutos, é realizada a análise de viabilidade da empresa em se estabelecer na cidade. O dado consta no boletim do 1º quadrimestre de 2022 do Mapa das Empresas, publicado pelo Ministério da Economia..
Projetos são vencedores no 10º Prêmio Gestor Público Paraná
O município foi contemplado em dois projetos na solenidade de premiação do 10º Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR), iniciativa organizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) com participação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).
Pinhais foi contemplada com os projetos: piscina aquecida do CCI, da Secretaria de Assistência Social (Semas), e a requalificação da atuação da Controladoria Geral do Município na aplicação de auditorias internas.
Em novembro, a Junta de Serviço Militar de Pinhais recebeu o Troféu Eficiência 2022 do Posto de Recrutamento e Mobilização.
A JSM de Pinhais sagrou-se campeã da premiação conquistando o primeiro lugar entre as Juntas de Serviço Militar de municípios não tributários, que envolvem 30 cidades da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. A iniciativa teve o objetivo de verificar o melhor desempenho no atendimento ao público externo, bem como a eficiência no trabalho de emissão de documentos relativos ao Serviço Militar com vistas a obter maior eficácia nos trabalhos desempenhados pelo órgão.
Selo Prata do Sebrae
A Sala do Empreendedor de Pinhais recebeu o prêmio Selo Prata de Referência em Atendimento do Sebrae/PR, durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios. Mais uma vez a Sala do Empreendedor de Pinhais foi premiada nesta categoria.
O Centro da Juventude de Pinhais participou, no Rio de Janeiro, de um workshop organizado pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura).
O Co.Liga-Digital foi lançado em Pinhais em maio, sendo o primeiro laboratório do Estado. A cidade possui ainda o segundo maior número de inscritos nos cursos oferecidos no programa. A Fundação Roberto Marinho usou as ações desenvolvidas por Pinhais como modelo para os demais municípios.
A contratação de trabalho com carteira assinada em Pinhais foi destaque no último ranking elaborado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que reúne dados das Agências do Trabalhador em todo o país. O município ficou em 18º a nível estadual, com 137 vagas de emprego ocupadas em junho de 2022. Números que deixaram Pinhais como a 4ª cidade que mais empregou da Região Metropolitana de Curitiba, no mesmo mês.
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) fez a entrega de câmeras corporais e veiculares para a Guarda Municipal de Pinhais (GM), em maio deste ano. O investimento em equipamentos e tecnologia faz parte do programa Pinhais Mais Segura. A ação já é referência em toda a região metropolitana e integra o Projeto Muralha Digital.
A edição especial da Revista Isto É – As Melhores Cidades do Brasil 2022, indicou que Pinhais é uma das melhores cidades de médio porte – 50 a 200 mil habitantes. Pelo levantamento, realizado pela Austin Rating, o município conquistou 1.808.593 pontos, o colocando na 17ª posição nacional, ocupando a 2ª colocação no Paraná e a 1ª na Região Metropolitana.