As árvores frutíferas recém-plantadas no parque linear Atuba já estão dando frutos. No segundo semestre de 2022, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Assistência Social e a Educação, realizou o plantio de mudas em ações com pessoas em situação de rua, atendidas no município, e crianças da rede municipal de ensino. Nesta semana, as equipes da Semma verificaram a produção de maçãs, prontas para o consumo.
O plantio de árvores faz parte do plano municipal de arborização e a introdução de espécies frutíferas integra a rotina da Semma que, associada a ações entre outras Secretarias, tem o objetivo de levar uma opção de alimentos saudáveis à comunidade, ao mesmo tempo que contribui para o equilíbrio da fauna e flora das margens dos rios de Pinhais.
Em agosto deste ano, as equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Meio Ambiente realizaram um plantio de 20 árvores frutíferas com pessoas que estavam em situação de rua em Pinhais. A ação marcou o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, e teve como objetivo promover um momento simbólico de pertencimento destas pessoas no município, por meio das mudas plantadas no parque linear Atuba.
Já no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, os servidores da Semma, em parceria com a Secretaria de Educação e o Rotary Club de Pinhais, fizeram o plantio de mais de 40 mudas de espécies frutíferas e de mata ciliar. As atividades contaram com a participação dos alunos das escolas municipais Poty Lazzarotto e Felipe Zeni e do Grupo de Escoteiros Pingo D’Água.
Juliana Zanetti, diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental da Semma, comenta que o caminhão-pipa utilizado para a manutenção do paisagismo na cidade é um diferencial para a produção. “Hoje em nosso caminhão-pipa, que vem molhar tanto as árvores quanto as flores, temos usado um adubo dissolvido na água, e percebemos que isso tem feito muita diferença”, explica.
Concentrado nos parques lineares, às margens dos rios, o plantio de árvores frutíferas foi executado recentemente na região do rio Iraí, desde o início da Av. Iraí no Weissópolis até o bairro Vargem Grande. “Ali as árvores já estão bonitas mas ainda não geraram frutas. Foram plantadas gabiroba, araçá, entre outras espécies que contribuem para a fauna e flora local”, informou Juliana Zanetti.