Em comemoração ao Dia do Veterano, policiais e bombeiros militares foram homenageados pela Corporação durante uma solenidade na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais. O evento aconteceu na manhã da sexta-feira (01/10), onde foi entregue a eles o cadarço de identificação escrito Veterano. Nesta mesma data foi inaugurado o Espaço do Veterano no Quartel do Comando-Geral da PM.
O dia foi repleto de homenagens e surpresas preparadas pela Polícia Militar do Paraná para enaltecer e agradecer todo o trabalho de milhares de policiais e bombeiros militares que dedicaram a sua vida à Corporação. A solenidade feita na APMG foi abrilhantada pela presença do Vice-Governador do Estado do Paraná, Darci Piana, que falou sobre a importância desse momento para esses militares estaduais. “Hoje eu quero relembrar tudo aquilo que os Veteranos já fizeram para a nossa população do estado do Paraná. A Polícia Militar está entre as melhores polícias militares desse país e os Veteranos são parte disso”, disse Darci Piana.
Para o Comandante-Geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, é um momento importante para a Polícia Militar em respeito aos homens e mulheres que já passaram pela Instituição. “Devemos muito a todos esses homens e mulheres que fizeram o que a Polícia Militar do Paraná é hoje e nada mais justo do que homenageá-los e mostrar o nosso respeito”, disse.
O Dia do Veterano foi instituído através da Lei Estadual nº 20.257/2020 e foi escolhido o dia 1º de outubro por se tratar da data que o primeiro cidadão provinciano envergou a farda da Polícia Militar. Foi no ano de 1854, quando o soldado Nicolau José Lopes se incorporou na então Companhia da Força Policial e em outubro de 1977 houve o ingresso da 1ª turma de sargento mulheres na Polícia Militar, que neste ano completará 44 anos.
Ainda durante a solenidade na APMG, os veteranos foram convocados a tomar lugar de destaque frente ao palanque das autoridades para receber o cadarço do veterano. O cadarço de identificação pode ser colocado na farda do policial militar veterano onde, quando ele era da ativa, estava o breve de identificação da unidade onde ele atuava.
A tropa que desfilou no evento foi comandada pelo coronel Chehade Elias Geha, Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários (CONSEGs), que após três anos na Reserva Remunerada foi convidado pelo Comando-Geral a vestir a farda caqui da PMPR para esse momento especial. “Foi uma satisfação enorme poder comandar uma tropa mais uma vez e agradeço todos os policiais por manter a gloriosa polícia militar do Paraná em pé e a ordem”, disse.
O tenente-coronel José Geraldo de Jesus Rocha também participou da solenidade e agradeceu pelo momento dedicado àqueles que já estão fora das fileiras da Corporação. “Ter um dia onde os Veteranos estão em destaque e receber uma homenagem nos renova e é como se nós não estivesse na Reserva Remunerada. Esse cadarço de identificação faz com que a gente não esqueça de onde nós viemos e quem nós somos”, destacou.
A sargento do Corpo de Bombeiros Rumi Sonoda Ferreira da Silva veio de Campo Mourão, no Noroeste do estado, para participar do evento e comemorar os 30 anos do Curso de Sargento. “Hoje é uma alegria muito grande estar aqui, pois foram momentos importantes que passamos na Instituição e, mesmo na Reserva, nós estamos sendo lembrados e isso é muito relevante para a nossa vida”, disse.
A solenidade no pátio da APMG terminou com um desfile das tropas representativas de diversas unidades da PMPR e com um pelotão formado pelos veteranos presentes. Os militares também receberam um certificado de reconhecimento e puderam almoçar no rancho da Academia.
ESPAÇO DO VETERANO
Após o almoço, os policiais e bombeiros militares foram até o Quartel do Comando-Geral da PMPR, no bairro Rebouças, em Curitiba, para a inauguração do Espaço do Veterano. A sala, que fica na entrada principal da 5ª Seção do Estado-Maior da PMPR, foi totalmente reformada e equipada para que os veteranos possam ser recebidos e encaminhados para outras seções do QCG.
“Esse é um espaço de acolhimento no Quartel do Comando-Geral, onde ele será recebido e terá um policial militar à disposição 24 horas por dia para dar toda orientação necessária para o nosso Veterano. É um local digno, confortável onde ele será recepcionado e ele não ficará andando desorientado pelo pátio, além de todas as Seções do QG sabem que devem dar prioridade a esse policial, pois ele não deve esperar e deve ser atendido com muito respeito e dignidade”, complementou o coronel Hudson.
O 1° Sargento Alcinardi da Costa Freire, hoje na reserva remunerada por 35 anos de serviço prestado, foi um dos homenageados. Morador em Pinhais desde 1967, Sargento Freire, recebeu os parabéns do familiares e dos amigos pela bela homenagem recebida.